BANNER_TRANCOSO.jpg

   A História de Trancoso  

 

Segundo o capitão-de-mar-e-guerra Max Justo Guedes, do Serviço de Documentação da Marinha, foi no Rio dos Frades, em Trancoso, que a esquadra de Pedro Álvares Cabral desembarcou em 22 de abril de 1500, tomando posse do Brasil em nome de Portugal.

A atual povoação de Trancoso origina-se de uma aldeia jesuíta denominada São João Batista dos Índios, fundada em 1586. O povoado permaneceu desconhecido nacionalmente até ser descoberto no fim dos anos 1970 por hippies. Na época, era só um conjunto de casas dispostas ao redor de um grande gramado (o chamado "Quadrado"), com uma igreja ao fundo, de onde se tinha uma visão panorâmica do mar. Hoje, esse espaço é Praça São João, no Centro Histórico da cidade. A partir da década de 1990, com o incremento do turismo no estado e a construção de estradas e aeroportos, o potencial turístico da região sofreu um crescimento vertiginoso.

 

 

 

Referências

Wikipedia: Trancoso_(Porto_Seguro)

   O que fazer em Trancoso?  

   Praias de Trancoso  

Conheça as praias mais bonitas do Sul da Bahia!

 

É possível fazer uma caminhada entre Arraial D'Ajuda e Trancoso ou vice e versa. Para quem vai devagar, apreciando a natureza e tirando fotos, são aproximadamente 3 horas de caminhada.

É uma paisagem única e paradisíaca, passando pelas praias isoladas na beira das falésias, parecendo mais um sonho!

Mas atenção, pois esta caminhada se torna difícil quando a maré está alta. Programe-se para ir na maré baixa!

 
   Saindo de Arraial D'Ajuda:  
- Praia do Mucugê
- Praia do Parracho
- Praia da Pitinga
- Praia do Taípe

 

Chegando ao resort "Club Med" haverá uma passagem nas falésias. Na maré baixa é possível passar tranquilamente, porém na maré alta será necessário subir nas pedras para atravessar e pode ser um pouco perigoso para quem não está acostumado. Após esta  passagem começa as praias de Trancoso:

 

- Praia do Rio da Barra

- Praia dos Nativos

- Rio Trancoso

- Praia dos Coqueiros

- Praia do Rio Verde

- Praia de Itapororoca

- Praia de Itaquena

- Barra do Rio do Frade

 

Depois de Trancoso, ainda ficam outras praias muito conhecidas, continuando em direção Sul, ainda no município de Porto Seguro:

- Praia do Outero das Brisas
- Praia do Espelho
- Caraíva
   Saiba mais sobre as praias de Trancoso...  

 

 

  Quadrado em Trancoso, Bahia   

 

Depois de passar o dia na praia, não perca a oportunidade de ver a vista do mirante atrás da igreja do Quadrado. É imperdível!

 

À noite os restaurantes que parecem simples, porém sofisticados pela culinária, são a principal atração deste local tranquilo para relaxar e recarregar as energias!

É também onde acontecem a maioria das festas e eventos!

   Passeios em Trancoso  

 

As praias mais isoladas em Trancoso são de difícil acesso, mas podem ser exploradas por Quadriciclos que são alugados no vilarejo. Geralmente os passeios são feitos com um guia.

Há também a prática de outros esportes, principalmente os esportes náuticos como Natação, Windsurf, Kitesurf e Stand Up. O mar tranquilo e as constantes correntes de vento são perfeitas para isso.

 

 

   Festas e Eventos em Trancoso  

 

 

Trancoso não é um dos destinos brasileiros mais badalados, é muito procurado por casais que querem relaxar e curtir praias paradisíacas e românticas.

 

 

Porém no Reveillon a cidade fica lotada de jovens turistas de todos os lugares do mundo e acontecem várias festas. Uma das mais famosas é o Reveillon no Café de La Musique Trancoso. No entanto, pousadas e restaurantes também oferecem festas incríveis.